Geografia

Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 1)

Bom, começa falando do povo brasileiro, fala que os brasileiros é um povo de muitas culturas, com toda essa mistura de culturas ele consegue tornar um povo só, também fala dos índios, diz que os índios eram uma humanidade diferente, eram pessoas que agradeciam a Deus por o mundo ser lindo e eles viviam a vida.O vídeo foca muito na vida e culturas de nossos antepassados, com fotos muito antigas, que conta os costumes, culturas e vida desses povos indígenas que viviam aqui, antes da grande invasão europeia.Eles tinham um ótimo conhecimento sobre os animais, as plantas, as arvores e até mesmo os insetos, eles sabiam tudo, quais faziam mal a saúde, quais ajudava a curar. A casa deles eram tipo de uma oca que eram enorme, cabia aproximadamente umas 60 pessoas.Os mais novos aprendiam tudo com os mais velhos da tribo !O povo tinha liberdade sexual, mas se a mulher cometesse adultério ela apanhava, os fins dos casamentos eram simples; Nesse tempo também existia a homossexualidade só que era comum, eles não precisavam esconder nada.Homens e mulheres na tribo tinha seu dever desde crianças. Os homens caçavam, guerrilhavam e as mulheres cuidavam dos seus filhos, cozinhavam e faziam artesanatos.Quando os bebes nasciam eles identificavam eles, como por exemplo, se fosse um menino eles colocavam um arco e flecha em miniatura para mostrar que ia ser um grande guerreiro; e se fosse uma menina, eles colocavam uma saia pois a menina seria uma tecelã e uma trabalhadora.Vídeo também conta de como aconteciam as guerras entres os povos e como eram feitos os rituais, se conseguissem capturar um inimigo, eles pegavam seus inimigos e levavam para as aldeias, quando chegava lá  as mulheres e crianças pulavam e gritavam, o inimigo era amarrado e tinham as sobrancelhas arrancadas e os cobriam de carvão, depois  escolhem uma índia para que ela sirva de prazer sexual, eles faziam fastas e conviviam com o inimigo até o dia da execução, quando finalmente chegava o dia, eles cantavam envolta da ibirapena, eles amarravam o inimigo e antes de matar eles falavam que queria matar ele pois a gente dele também matou e comeu muitos dos amigos deles. O inimigo eram acertados na nuca e depois eram cortados em pedaços e depois disso tudo eram assados... O corpo eram dado as mulheres que faziam um tipo de comida e o cara que matava o inimigo ficam durante dias deitado (pensando) para digerir o ato de morte.



Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 2)perder barriga

Nesse vídeo conta a historia de Portugal antes de virem para o Brasil, Portugal era um povo bem avançado, tinha cultura moura judaica e latina, mas a que pegava mesmo era a judaica.
No vídeo também mostra a 1º festa do Espírito Santo e nesse dia, pegavam um menino e levavam para a igreja, e o menino era coroado o rei do mundo, pois era a idade do Espírito Santo, depois vaziam um belo banquete onde qualquer um que passasse por perto podia comer e beber o que quiser, o menino depois ia até a cadeia e abria as portas e soltava todos os presos e disso havia uns três lemas
-  Eles davam o trono aos meninos como guias do mundo;
- Declaravam que devia haver comida gratuita para toda gente;
- Jamais ter pessoas presas na cadeia.
Isso ia para as terras que iriam descobrindo, essa festa se repetiu aqui no Brasil também
1288 a língua portuguesa se torna a língua oficial do pais e também fundada a primeira faculdade e Lisboa se converte em metrópole internacional. 



Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 3)

Transmite para as crianças o papel dos negros, índios e portugueses, e a importância da mestiçagem nas características do nosso povo, é uma coisa que contribuí para a   noção de uma sociedade igualitária, fraterna e receptiva aos povos do mundo.




Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 4)

Os Brasileiros é um povo de muitas culturas, todas com muitas das suas ramificações, sejam elas africadas, portuguesa ou até indígenas. O Brasil é hoje em dia um povo de vários povos, que temos que nos orgulharmos pois somos de muitas culturas, muitos povos, e de muitas pessoas que sobrevivem a ‘’guerra’’ dos tempos de hoje, Deve ser um exemplo para esse mundo que ter raízes dos povos antigos não é algo de se envergonhar, e sim de  se orgulhar.



Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 5)

Fala sobre os 12 milhões de escravos trazidos da Africa, que metade morreu, os restantes que sobraram que fizeram a fortuna da aristocracia do açúcar, a riqueza do Brasil colonial, a cultura linda, que como ele fala, foi muito forte que conseguiu impor valores num processo de mestiçagem.


Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 6)

Falas sobre a belíssima visão dos ''nordestes'', sobre a cana, dos cangaceiros, do gado, se opondo á violência dos coronéis, do sebastianismo, da riqueza das culturas, da terra rachada, dos animas mortos e principalmente da alegria do povo que havia 



Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 7)

Fala sobre a mistura entre os índios e portugueses, os bandeirantes abrindo caminho para o interior, as gerais e a ''febre’’ do ouro, da posterior mistura com a matriz afro, acrescentando a congada, o Moçambique e o batuque para um cultura rica, mostrada geralmente em fotos e filmes antigos.



Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 8)

Começa com o encontro dos jesuítas com os povos indígenas, buscando a ‘’ terra sem males’’ que acabou se transformando em missões. Na medida em que caminhavam desbravando novas terras, os gaúchos serão substituídos pelos negro. Depois será a vez dos italianos, alemães e os poloneses, vários até hoje arrediosá tradições de miscigenação que demarca a historia do país 



Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 9)

Ele chamava a Amazônia de ‘’ Jardim da terra’’. As imagens de 1995 estão sendo destruídas, resgadas e estupradas, pelo desenvolvimento, que na verdade se iniciou durante a ditadura militar, quando a Amazônia começou a ser cortada por estradas e loteada para grupos internacionais, expulsando povos indígenas e comunidades tradicionais. Um ‘’país’’ Amazônia, que a língua falada era o tupi, logo em seguida, a explosão da borracha e a formação de uma elite que era mais europeia que brasileira; depois, a falência, o abandono dos palácios, a miséria, a falta de luz elétrica até 1955 nas outrora grandes capitais. As imagens da Amazônia onde mostram caboclas produzindo placas de computadores, enquanto índias fabricam tecidos no tear.




Darcy Ribeiro -Povo Brasileiro (Parte 10)

Um grande mosaico do preto e branco ao colorido das imagens Chico Buarque será o porta-voz de Darcy, relembrando que a história do Brasil foi quebrada por conflitos e impactos das guerras, muitas das quais continuam ainda subtendidas. fica a reafirmação de que a invenção do Brasil prossegue – genética, técnica e simbólica. . Eduardo Gianetti aponta, como exemplo de um País que não deu certo, as desigualdades sociais. A fala final de Darcy, entretanto, é mais otimista, lançando a todos nós o desafio de construir o Brasil que nós queremos! 




2 comentários: